sábado, 21 de novembro de 2009

Hipertensão Arterial em Jovens

(Por: Luciano Daniel Silva - Personal Trainer - CREF: 7377-G/SC)
11/06/2007


A hipertensão arterial deixou de ser um problema de saúde exclusivo de adultos. O desenvolvimento da hipertensão arterial em crianças e adolescentes tem se tornado cada vez mais comum nos dias atuais.

Pesquisas realizadas nos últimos anos tentaram mostrar quais os principais fatores envolvidos para o surgimento da hipertensão cada vez mais precoce nos nossos jovens, e mostraram: SEDENTARISMO. Isso mesmo, o simples ato de praticar exercício físico não é mais realizado pelos jovens de hoje como há alguns anos. Praticar exercícios não significa somente freqüentar academias ou clubes sociais. Brincar no pátio de casa, pular corda, jogar taco, brincar de pega-pega são atividades que eram praticadas em qualquer lugar e por qualquer criança há apenas 10, 15 anos atrás e hoje não se vê mais. Os jovens ficam muito tempo assistindo televisão ou navegando na internet e não "queimam" calorias em atividades que exigem um esforço físico maior. Com isso tornam-se mais pesados e chegam à obesidade, e a conseqüência disso é o surgimento da hipertensão arterial, entre outros problemas como o diabetes e depressão.

Portanto, o alerta vai para todos os pais que têm filhos jovens: Cuidem da saúde de seus filhos, façam com que eles se tornem mais ativos fisicamente, vocês estarão protegendo-os de graves problemas de saúde em futuro não muito distante.

Luciano Daniel Silva - Personal Trainer - CREF:7377-G/SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário